Ex-secretário do Tesouro dos EUA, Summers diz que Fed pode ter que subir juros no ano que vem

Uma economia superaquecida e preços em alta podem antecipar a decisão do Fed, disse Lawrence Summers

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — O ex-secretário do Tesouro dos EUA Lawrence Summers alertou que o Federal Reserve provavelmente será pressionado a aumentar os juros mais cedo do que os mercados esperam e, talvez, já no próximo ano.

Uma economia superaquecida e preços em alta podem antecipar a decisão do Fed, disse Summers em entrevista ao programa “Wall Street Week” da Bloomberg Television, que será transmitida na sexta-feira.

Summers, que teve papel de destaque nos dois últimos governos democratas, emergiu como um dos maiores críticos entre economistas que apoiam o partido em relação ao plano da pandemia de US$ 1,9 trilhão do presidente dos EUA, Joe Biden. Summers disse que a medida injetaria muito dinheiro na economia, o que extrapolaria os limites de capacidade e alimentaria a inflação, e pediu foco em investimentos de longo prazo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Autoridades do governo têm rebatido as críticas com o argumento de que o projeto de lei de Biden visa proporcionar alívio aos necessitados e não vai superaquecer a economia, que ainda enfrenta alto desemprego. Representantes do Fed têm compartilhado essa visão ao destacarem o risco de fornecer muito pouco apoio fiscal e sinalizando que não têm intenção de apertar a política monetária tão cedo.

Essa postura mostra que as autoridades do Fed “não estão reconhecendo a era para a qual estão caminhando”, disse Summers, que é colaborador da Bloomberg. Ele disse que, em breve, o banco central dos EUA enfrentará os mesmos desafios que enfrentou na década de 1970, quando não conseguiu controlar a inflação.

“Se o Fed não quiser falhar, terá de começar a reconhecer a realidade desses desafios”, disse Summers. “Isso vai significar uma mudança significativa de tom.”

Continua depois da publicidade

Summers disse que as propostas de Biden canalizarão muito dinheiro para as famílias, como cheques de estímulo que provavelmente serão economizados, em vez de investir para expandir a capacidade produtiva da economia. “Não consigo imaginar o uso de recursos federais com menor prioridade do que melhorar os balanços dos consumidores”, disse.

O governo Biden planeja uma legislação que aumentará o investimento em infraestrutura e energia limpa após a aprovação do pacote de alívio da pandemia.