EUA podem doar vacinas da AstraZeneca ao Brasil, diz jornal

Funcionários da Casa Branca estão debatendo estratégias, já que há cerca de 30 milhões de doses prontas e estocadas em Ohio

ANSA Brasil

(Pixabay)

Publicidade

SÃO PAULO (ANSA) – Os Estados Unidos podem doar doses da vacina anti-Covid da Universidade de Oxford e da AstraZeneca ao Brasil enquanto o imunizante não recebe a autorização de uso no país, informa o jornal “The New York Times” nesta sexta-feira (12).

Funcionários da Casa Branca estão debatendo qual a melhor estratégia, já que há cerca de 30 milhões de doses prontas e estocadas em um depósito de Ohio.

Enquanto uma parte defende que a quantidade deve ser guardada para uso futuro, outros discutem a possibilidade de enviar as doses para países que estão enfrentando um momento grave da pandemia.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A vacina Oxford/AstraZeneca não foi liberada porque os estudos da fase 3 ainda não foram finalizados nos EUA, e isso é uma exigência da Agência de Medicamentos e Remédios (FDA).

Enquanto isso, inúmeros países já liberaram a vacina – chamada de AZD 1222 ou Covidshield – como o próprio Brasil, o Reino Unido, a União Europeia, entre outros.

Segundo o “NYT”, até o momento, a não liberação das doses ainda é a tese mais defendida, mas uma mudança de cenário nas próximas semanas não está descartada. Até o momento, os EUA usam os imunizantes da Pfizer/BioNTech, da Moderna e, recentemente, da Johnson & Johnson.

Continua depois da publicidade

Desde que Joe Biden assumiu a Presidência, o país acelerou o programa de vacinação – com média de mais de dois milhões de doses aplicada por dia. Conforme dados do “Our World in Data”, 28% da população norte-americana já recebeu ao menos uma dose de vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2. Foram aplicadas quase 96 milhões de doses até o dia 10 de março.

Estagnado em sua profissão? Série gratuita do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações em 2021. Clique aqui para se inscrever.

Tópicos relacionados