Oriente Médio

EUA finalizam retirada das tropas do Afeganistão após 20 anos

Saída foi confirmada pelo Pentágono um dia antes do prazo final

(Pixabay)

(ANSA) – Os últimos aviões militares dos Estados Unidos deixaram o Afeganistão na segunda-feira (30) com tropas e funcionários da embaixada de Cabul a bordo, faltando um dia para acabar o prazo acordado com o Talibã, informou o Pentágono.

As decolagens marcam o fim de duas décadas de ocupação americana no país do Oriente Médio. A última aeronave C-17 decolou à meia-noite (horário local) do aeroporto internacional de Cabul.

Em pronunciamento, o chefe do Comando Central dos EUA, órgão responsável pelas operações militares, general Kenneth McKenzie, informou que o embaixador americano no Afeganistão está no voo.

“A retirada desta noite significa tanto o fim da evacuação de material militar quanto o fim de quase 20 anos de missão que começou no Afeganistão logo após o 11 de setembro”, anunciou McKenzie.

Segundo o general, esta “é uma missão que levou Osama bin Laden à justiça junto com muitos conspiradores da Al-Qaeda”. “O custo foi de 2.461 militares e civis americanos mortos e mais de 20 mil feridos, incluindo, infelizmente, os 13 fuzileiros navais mortos por um homem-bomba na semana passada”, concluiu.

O Pentágono confirmou também que “não resta um único soldado americano” no Afeganistão, todos deixaram o país, mas admitiu que não foi capaz de evacuar todas as pessoas que esperava tirar da nação asiática.

O grupo fundamentalista islâmico Talibã, por sua vez, está celebrando o fim da evacuação com tiros e gritos em toda a cidade de Cabul. Segundo a imprensa americana, os disparos foram ouvidos principalmente nos principais postos de controle dos rebeldes.

Além disso, o Talibã, que voltou ao poder no último dia 15 de agosto, assumiu o controle do aeroporto, que estava sob comando dos militares americanos desde a queda do governo afegão para o grupo extremista, e afirmou que agora o país finalmente se tornou independente.

“Esta noite, exatamente à meia-noite, os últimos soldados americanos deixaram o aeroporto de Cabul e nosso país alcançou a independência completa. Louvado seja Deus”, disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid. (ANSA)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para entender como operar na bolsa através da análise técnica, inscreva-se no curso gratuito A Hora da Ação, com André Moraes.