EUA divulgam 694 exceções às tarifas de Trump contra o Brasil; veja lista completa

Medida reduz impacto previsto sobre PIB e agronegócio, dizem analistas; confira todos os quase 700 itens que escaparam da tarifa mais elevada de 50%

Paulo Barros

Publicidade

O governo dos Estados Unidos divulgou na quarta-feira (30) uma lista com 694 produtos que não estarão sujeitos à tarifa de 50% anunciada pelo presidente Donald Trump contra o Brasil. As exceções, que incluem itens estratégicos como aeronaves civis e peças de avião (exportações da Embraer), suco de laranja, cacau, fertilizantes e polpa de madeira, foram formalizadas na ordem executiva publicada pela Casa Branca.

Segundo analistas, a lista tornou o tarifaço significativamente mais brando do que se esperava. A gestora Kinea, por exemplo, revisou suas estimativas e calcula agora um Tarifa dos EUA sobre o Brasil terá impacto de apenas 0,2 p.p. no PIB, projeta Kinea, ante projeções iniciais mais elevadas. O alívio se deve tanto à exclusão de setores-chave como à possibilidade de redirecionamento de parte das exportações para outros mercados.

Apesar do respiro, o governo brasileiro continua negociando novas exclusões com Washington. O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm reforçado que “nunca saíram da mesa” e buscam preservar o máximo possível das exportações para os EUA. Setores como café e carne, que ficaram de fora da lista de exceções, buscam avançar nas negociações na próxima semana. A tarifa está prevista para entrar em vigor no dia 6 de agosto.

Aproveite a alta da Bolsa!

Lista completa de exceções à tarifa de 50% aplicada pelos EUA

Aeronaves e peças

Agrícolas e alimentos

Industriais

Metais e minerais

Papel e celulose

Energia e combustíveis

Outros

Paulo Barros

Jornalista, editor de Hard News no InfoMoney. Escreve principalmente sobre economia e investimentos, além de internacional (correspondente baseado em Lisboa)