Publicidade
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York, John Williams, evitou comentar sobre a demissão da diretora do BC dos Estados Unidos Lisa Cook, em entrevista à CNBC nesta quarta-feira, 27. Questionado diversas vezes, o dirigente comentou apenas que há um processo legal em andamento e que sempre viu a colega trazer muita “integridade” ao Fed, elogiando o trabalho de Cook.
“Ela é respeitada como economista”, lembrou o dirigente.

Quem é o proeminente advogado a quem Lisa Cook recorreu para enfrentar Donald Trump
Abbe Lowell, cuja clientela inclui Hunter Biden e a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, disse nesta terça-feira que ele e Cook entrariam com uma ação judicial

Trump considera dois nomes para substituir Lisa Cook na diretoria do Fed, informa WSJ
Entre os possíveis candidatos estão Stephen Miran, um conselheiro econômico próximo, e o ex-presidente do Banco Mundial David Malpass
Apesar de evitar comentar diretamente sobre o assunto, Williams defendeu a importância de manter a independência do Federal Reserve para garantir a estabilidade econômica dos Estados Unidos e para que os dirigentes consigam cumprir o mandato de controlar a inflação.
“O banco central foi feito para ter dirigentes independentes que possam tomar decisões de longo prazo e se distanciarem de pressões políticas que afetam somente o curto prazo”, apontou Williams.