EUA anunciam tarifa de 50% sobre importações de cobre e derivados a partir de agosto

Medida faz parte de pacote de tarifas para proteger a indústria doméstica e combater ameaças à segurança nacional

Estadão Conteúdo

Operação em mina de cobre da Glencore em Katanga (Divulgação)
Operação em mina de cobre da Glencore em Katanga (Divulgação)

Publicidade

Os Estados Unidos confirmaram nesta quarta-feira, 30, a aplicação de uma tarifa de 50% sobre importações de cobre e seus derivados a partir de 1º de agosto.

Segundo a Casa Branca, a medida se soma a outras tarifas já vigentes contra produtos estrangeiros, especialmente as tarifas recíprocas previstas em decreto executivo anterior assinado pelo presidente Donald Trump.

A nova tarifa incidirá exclusivamente sobre o conteúdo de cobre dos produtos importados, que também estarão sujeitos a outros impostos e tarifas conforme regulamentos recentes assinados por Trump, relacionados à segurança nacional e ao combate ao tráfico de drogas, como o fentanil.

Oportunidade com segurança!

Além disso, o governo americano planeja ampliar o escopo das tarifas para incluir outros derivados do cobre em até 90 dias, seguindo modelos já usados para alumínio e aço.

O secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, fará avaliações periódicas para monitorar o impacto das importações no mercado doméstico e na segurança nacional, podendo recomendar novas ações ao presidente Trump.