Dificuldades

Equipe de Trump se nega a liberar início de transição com Biden

Diretora da GSA se nega a assinar e enviar a carta formal que permitirá ao time democrata iniciar os trabalhos com as informações sigilosas de Washington

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com fundo preto, gesticulando durante comício
(Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

NOVA YORK, 9 NOV (ANSA) – A administração de Donald Trump ainda não deu autorização para a equipe de transição do governo de Joe Biden iniciar o processo de mudança de poder, informou o jornal “The Washington Post” nesta segunda-feira (9).

Segundo a publicação, a diretora da Administração de Serviços Gerais dos Estados Unidos (GSA, na sigla em inglês), Emily Murphy, nomeada em 2017 pelo republicano, se nega a assinar e enviar a carta formal que permitirá ao time democrata iniciar os trabalhos com as informações sigilosas de Washington.

A GSA é a responsável pelo gerenciamento de todos os prédios federais e tem a missão de assinar os documentos oficiais que permitem o acesso tanto aos funcionários do governo como a salas em prédios ou até mesmo fundos para uso dos locais.

Aprenda a investir na bolsa

Ainda conforme o jornal, essa seria apenas a segunda vez na história moderna da transição de poder que um atraso do tipo acontece. No entanto, na outra vez que isso ocorreu, no ano de 2000 na eleição entre Al Gore e George W. Bush, já havia um pedido formal de recontagem de votos e disputa judicial na Suprema Corte do país.

Dessa vez, porém, Trump ameaça entrar com processos judiciais para a recontagem de votos em quatro estados em que aparece perdendo na contagem dos votos – mas, formalmente, ainda não há nenhuma decisão oficial. O republicano vem se negando a aceitar a derrota para Biden, anunciada no último sábado (7), após a vitória do democrata na Pensilvânia.

Porém, mesmo com a falta de atuação por parte de Trump, a equipe do democrata já anunciou sua primeira medida, com a criação da força-tarefa com 13 membros para combater o coronavírus Sars-CoV-2. (ANSA).

Treinamento gratuito do InfoMoney mostra como encontrar oportunidades de investimentos escondidas nos gráficos e fazer a primeira operação. Assista aqui!