Efeitos do coronavírus

Enem é adiado ‘de 30 a 60 dias’, anuncia governo

A prova estava prevista para 1º e 8 de novembro, em sua versão tradicional, e 22 e 29 de novembro, na nova versão digital

SÃO PAULO – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”, segundo a decisão conjunta do instituto e Ministério da Educação (MEC).

A prova estava prevista para 1º e 8 de novembro, em sua versão tradicional, e 22 e 29 de novembro, na nova versão digital. As novas datas para o exame ainda serão divulgadas. As inscrições para o exame, porém, seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

A decisão acontece após pressão de estudantes e parlamentares, que gerou até questionamentos judiciais pedindo o adiamento da prova.

PUBLICIDADE

Entidades estudantis alegavam que os candidatos teriam condições desiguais para se preparar para o exame considerando a pandemia de coronavírus, já que muitos estudantes não possuem acesso à internet ou condições minimamente adequadas adequadas para o estudo à distância.

Na última terça-feira (19), o Senado aprovou um projeto que adiava a realização do Enem. O texto aguardava avaliação da Câmara dos Deputados.

“Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”, diz a nota divulgada pela assessoria.

Além disso, o Inep afirma que promoverá uma enquete para os inscritos do Enem 2020, que será realizada em junho, por meio da Página do Participante no site do Inep.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.