Emprego na Zona do Euro sobe 0,3% no terceiro trimestre ante o 2° tri, diz Eurostat

No 3° trimestre de 2022, 213,8 milhões de pessoas estavam empregadas na UE, das quais 164,5 milhões na área do euro

Roberto de Lira

Publicidade

O número de pessoas empregadas na Zona do Euro cresceu 0,3% no terceiro trimestre ante o trimestre anterior, informou o Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia. No bloco da UE como um todo, a alta do emprego foi de 0,2%. Em relação ao mesmo trimestre do ao passado, o crescimento foi de 1,8% e de 1,5%, respectivamente.

Assim como na divulgação do PIB, o indicador de emprego manteve a força na comparação com o período imediatamente anterior, pois a evolução entre o primeiro e o segundo trimestres tinha sido de 0,3% tanto na área da moeda comum como na UE. Mas perdeu força na comparação anual, pois a alta era de 2,6% e 2,4% no segundo trimestre ante o mesmo período do ano passado, respectivamente.

As horas trabalhadas diminuíram 0,1% na Zona Euro e 0,3% na UE no terceiro trimestre de 2022, face ao trimestre anterior. Ante o trimestre homólogo, as horas trabalhadas aumentaram 2,1% na área do euro e 1,6% na UE .

Continua depois da publicidade

No terceiro trimestre, Espanha (+1,4%), Malta e Chipre (ambos com +1,0%) registaram o maior crescimento do emprego de pessoas na te o trimestre anterior. A maior queda do emprego foi registrada na Finlândia (-0,8%), Romênia (-0,6%) e Polônia (-0,4%).

Com base em números ajustados sazonalmente, o Eurostat estima que, no terceiro trimestre de 2022, 213,8 milhões de pessoas estavam empregadas na UE, das quais 164,5 milhões na área do euro.

Em relação à pandemia de COVID-19, o emprego de pessoas na Zona do Euro situou-se 3,1 milhões acima do nível do quarto trimestre de 2019 e 3,9 milhões acima deste nível na UE.

A combinação dos dados do PIB e do emprego permitiu ao Eurostat estimar que a produtividade do trabalho aumentou 0,5% na área da moeda comum e 1,0% na UE ante o terceiro trimestre de 2021. Com base nas horas trabalhadas, a produtividade em relação ao mesmo trimestre do ano anterior diminuiu 0,2% na Zona do Euro e aumentou 0,5% na UE.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.