Em junho

FMI confirma que irá fechar escritório no Brasil em 2022 em meio a críticas de Guedes

Ministro da Economia disse ontem que o governo pediu ao órgão internacional para dispensar a sua missão no Brasil

Por  Equipe InfoMoney -

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quinta-feira (16) que vai fechar seu escritório em Brasília. As atividades serão encerradas até o dia 30 de junho de 2022, quando vence o mandato de sua atual representante no país.

“Esperamos que a alta qualidade do envolvimento do corpo técnico do Fundo com as autoridades brasileiras continue, à medida que trabalhamos de perto para apoiar o Brasil no fortalecimento de sua política econômica e de suas configurações institucionais”, afirmou o FMI em nota enviada ao jornal O Estado de S. Paulo.

A decisão de fechar o escritório no país é anunciada um dia após a declaração de Paulo Guedes, ministro da Economia, de que o governo pediu ao órgão internacional para dispensar a sua missão no Brasil.

“Estamos dispensando a missão do FMI … Dissemos para eles fazerem previsão em outro lugar”, declarou Guedes, na quarta-feira (15), durante encontro com empresários na Fiesp.

Guedes lembrou das previsões do fundo, de retração próxima a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, o primeiro da pandemia. No fim, a queda foi de 3,9%.

Após repetir que o Brasil “surpreendeu o mundo” ao cair menos da metade do que era esperado, a “desgraça” agora está sendo prevista para o ano que vem. “Eles vão errar de novo”, disse o ministro.

Criado em 1945, o FMI é um dos principais órgãos financeiros do mundo e reúne hoje 190 países-membros, dentre eles o Brasil.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe