Economia do Japão se recupera, mas investimento e exportações preocupam governo

Relatório oficial do governo diz que consumo privado e produção industrial estão acelerando, assim como os lucros corporativos; mas investimentos e exportações mostram alguma pausa

Estadão Conteúdo

(Getty Images)

Publicidade

A economia do Japão manteve recuperação em um ritmo moderado, mas deu sinais de “estar pausando” em alguns setores em janeiro, afirmou o governo do país, em relatório mensal divulgado nesta quinta-feira (25). O documento também destaca que “toda a atenção” precisa ser direcionada aos riscos impostos pela situação no Oriente Médio e pelos efeitos do terremoto na península de Noto.

De acordo com o governo, o consumo privado está acelerando e a produção industrial também demonstra sinais de aceleração, ao passo que os preços ao consumidor seguiram com aumento modesto.

Os lucros corporativos e opiniões de empresas nas condições econômicas atuais estão melhorando, enquanto a situação de emprego também mostra algum movimento de melhora.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já os investimentos empresariais e as exportações parecem estar pausando para se recuperar em seguida.

O governo ainda espera que a economia continue a se recuperar em um ritmo moderado, apoiada por efeitos de políticas para ajudar a população e pela melhora no emprego e na situação de renda. Contudo, ele alerta que as perspectivas de curto prazo são “preocupantes” e que a desaceleração de outras economias representa um risco de baixa para o Japão, incluindo o aperto monetário global e temores sobre a economia da China.