Economia da Alemanha terá recuperação nos próximos anos, afirma Bundesbank

Projeção para o PIB é de alta de 0,4% em 2024, após queda modesta de 0,1% em 2023; economia crescerá 1,2% em 2025 e 1,3% em 2026

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Banco Central da Alemanha (Bundesbank) afirma que a economia do país deve se recuperar nos próximos anos, “embora com um atraso”. A partir de 2024, a nação europeia deve retornar a uma rota de expansão, com gradual ganho de velocidade, afirmou o presidente do Bundesbank, Joachim Nagel.

O produto interno bruto (PIB) ajustado pelo calendário deve crescer 0,4% no próximo ano, após uma queda modesta de 0,1% em 2023, diz o BC, em relatório publicado nesta sexta-feira (15). Em 2025 e 2026, a economia crescerá 1,2% e 1,3%, respectivamente.

Comparado com as projeções de junho, a retomada deve ser adiada em cerca de três trimestres, dizem os especialistas da instituição. Houve redução em baixa mais forte em 2024 e corte mais leve para 2025.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O fato de que a recuperação ainda esta demorando é em parte causada pela demanda externa mais fraca que o esperado na indústria”, afirma o texto

“Isso contém tanto a produção quanto as exportações. Além disso, o consumo privado está hesitante e os custos de financiamento mais altos freiam investimentos”, aponta.

O Bundesbank ainda comenta que o crescimento das exportações e a alta nos salários sustentam a recuperação. No caso da inflação, diz que ela está em queda, mas acrescenta que é cedo para dizer que está totalmente controlada. O núcleo da inflação atingiu seu pico neste ano, em 5,1%, e no próximo ano deve desacelerar de modo significativo, a 3,0%, prevê o BC alemão. Os níveis de emprego, por sua vez, devem seguir elevados, acrescenta.