Combate ao coronavírus

Doria anuncia força-tarefa para atingir meta de 60% de distanciamento social

Apesar do crescimento, a taxa ainda está abaixo dos 70% desejado pelo governo

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O governo de São Paulo anunciou novas medidas para conter o avanço da Covid-19 e aumentar o índice de distanciamento social em todo estado, que subiu de 47% para 59% no domingo de Páscoa.

O governador João Dória (PSDB) chegou a afirmar na última semana que adotaria medidas mais rígidas, como prisão para quem desrespeitasse a quarentena, caso à adesão ao isolamento no estado não atingisse o índice de 60% no final de semana, adotou um discurso mais ameno nesta segunda-feira (13) durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo.

Segundo Dória, a próxima meta do estado que registrou 588 mortes em decorrência da Covid-19, é ultrapassar a barreira dos 60% de isolamento social.

Aprenda a investir na bolsa

“Quanto melhor e maior for o isolamento mais rapidamente sairemos da crise e voltaremos ao normal”, pontuou o governador que fez um discurso de agradecimento pelo aumento do número de isolamento alcançado no estado. “Foi uma conquista da população, uma conquista das pessoas de bem, da medicina, da ciência e daqueles que querem a vida, querem viver e querem permitir que outras pessoas tenham direito à vida”.

Entre as medidas anunciadas estão uma nova campanha de conscientização veiculada nos veículos de comunicação e a criação de uma “força tarefa” entre Vigilância Sanitária, a Polícia Militar e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da cidade de São Paulo.

Os agentes visitarão estabelecimentos comerciais não essenciais em funcionamento para orientação sobre a quarentena. De acordo com o governo, 200 agentes farão parte da campanha educativa visitando os locais indicados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI).

O sistema analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de distanciamento social.

A central de inteligência utiliza a geolocalização de smartphones monitorados pelas quatro principais operadoras de telefonia para que o estado possa consultar informações de georreferenciamento nos 645 municípios paulista.

Dória ainda anunciou a contratação de profissionais de saúde para reforçar o atendimento nos hospitais públicos do estado. Dos 1.185 novos trabalhadores, 260 serão convocados de concursos públicos anteriores e já iniciarão as atividades no próximo dia 22 de abril.

PUBLICIDADE

Os demais serão contratados através de um novo concurso público, que iniciará as inscrições entre os dias 15 e 22 de abril, com previsão de início para o dia 1º de maio.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.