Novas medidas

Doria amplia quarentena em São Paulo e Covas anuncia adiamento do Carnaval 2021

Além da prorrogação do Carnaval de 2021, prefeito Buno Covas comentou o cancelamento da Fórmula 1, que seria em novembro

O Theatro Municipal, no centro de São Paulo, vazio durante a pandemia de coronavírus
O Theatro Municipal, em São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (24) a prorrogação da quarentena em todo o Estado até o dia 10 de agosto.

Apesar das reduções nos índices que medem o número de casos confirmados de coronavírus, a quantidade de internações e óbitos em São Paulo, Doria reiterou que a população deve continuar adotando as medidas de distanciamento social e protocolos de saúde e segurança, como o uso de máscaras e higienização, para evitar a propagação da doença.

“É uma ótima notícia, mas não é para ser celebrada. Não podemos relaxar, temos que executar o plano com atenção e cuidado”, disse o governador.

Aprenda a investir na bolsa

Os executivos do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo anunciaram a criação de 100 novos leitos no interior e destacaram a desaceleração da doença em grande parte dos municípios do estado, com destaque para capital, que completa quase quatro semanas na fase amarela (3) e demonstra sinais de controle da pandemia.

Segundo a atualização do Plano SP, apenas os municípios de Franca, Ribeirão Preto e Piracicaba estão na fase vermelha (1), a mais restritiva e que permite somente os serviços essenciais funcionando.

As cidades de Campinas, Araraquara e Araçatuba melhoraram seus indicadores de leitos de UTI exclusivos para Covid disponíveis para cada 100 mil habitantes e apresentaram reduções na taxa média de ocupação de leitos e avançaram para fases menos restritivas. Campinas e Araçatuba, que estavam na fase vermelha avançam para fase laranja (2) e Araraquara evoluiu da laranja para a amarela (3).

Os últimos dados epidemiológicos da pandemia indicam que o estado conta com 463 mil casos de Covid-19 confirmados e 21.206 mil óbitos decorrentes da doença provocada pelo novo coronavírus.

Carnaval em São Paulo prorrogado

Na coletiva, Bruno Covas, prefeito de São Paulo, também informou o adiamento do Carnaval de 2021, tanto dos desfiles de rua quanto os desfiles no sambódromo do Anhembi. Segundo Covas, a festividade ainda não tem data para acontecer, mas pode ocorrer na cidade nos meses de maio ou julho, para não concorrer com os festejos juninos.

“Estamos ainda definindo tanto com os blocos, quanto com as escolas e com as outras cidades a nova data que deve se dar a partir de maio do ano que vem. Muito dificilmente ocorrerá em junho porque coincide com os festivais de São João no Nordeste”, disse.

PUBLICIDADE

O prefeito ainda anunciou o cancelamento de grandes eventos na cidade prorrogados para novembro, como a Marcha para Jesus e a Parada do Orgulho LGBT. Ambos os eventos no ano passado reuniram 3 milhões de pessoas e gerou um retorno financeiro de R$ 621 milhões para a cidade.

Covas também comentou a decisão durante coletiva sobre o cancelamento do Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Covas disse que a prefeitura vai respeitar a decisão dos organizadores da Fórmula 1, mas pontuou que a capital paulista apresentou dados de que, em novembro, estaria em melhor situação.

“Enviamos todos os dados a organização do evento mostrando que a realidade de São Paulo é bem diferente da brasileira. Destacamos, inclusive, que as autoridades sanitárias desenvolveram protocolos para realização de eventos automobilísticos na cidade. Não há qualquer proibição para esse tipo de evento na cidade de São Paulo, desde que ele ocorra sem público, mas respeitamos a decisão”, disse.

Apesar do cancelamento, Covas afirmou ainda que as tratativas para renovação do contrato da Fórmula 1 em Interlagos no ano que vem continuam.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.