Democratas da Câmara dos EUA admitem redução em projeto de US$ 3,5 trilhões de Biden

Projeto de infraestrutura bipartidário pode não ser aprovado até o prazo estipulado de 27 de setembro.

Reuters

(Carlos M. Vazquez II/Fotos Públicas)

Publicidade

WASHINGTON (Reuters) – Deputados democratas disseram neste domingo que provavelmente precisarão reduzir o projeto de 3,5 trilhões de dólares em gastos sociais do presidente Joe Biden, enquanto o projeto de infraestrutura bipartidário pode não ser aprovado até o prazo estipulado de 27 de setembro.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, também deve segurar o encaminhamento do projeto de infraestrutura de 1,2 trilhão de dólares à sanção de Biden após sua aprovação na Câmara até que o projeto que prevê gastos maiores seja aprovado, disse o presidente do Comitê de Orçamento da Câmara, John Yarmuth, ao “Fox News Sunday” -um movimento que visa garantir que os democratas mais moderados apoiem o projeto.

Os comentários ilustram o difícil caminho que os democratas enfrentam para aprovar a ampla agenda de Biden com pequenas maiorias a cada votação e ferrenha oposição republicana. Os ânimos estão em alta dentro do núcleo democrata, com alas moderadas e progressistas do partido fortemente divididas quanto à escala de gastos.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os democratas também enfrentam prazos apertados para financiar o governo e aumentar o teto da dívida federal. Falhas em qualquer uma das partes podem afetar a economia e prejudicar a posição do partido junto aos eleitores.

Questionado sobre o valor do aumento dos impostos e dos gastos com creches, educação e energia verde, Yarmuth disse que espera que o valor da proposta “seja um pouco menor que 3,5 trilhões de dólares”.

O deputado James Clyburn, o terceiro democrata em ordem hierárquica na Câmara, disse à CNN que o número pode ser menor.

Continua depois da publicidade

“Podem ser 3,5 (trilhões de dólares), pode ser muito perto disso ou outra coisa. Então, acho que devemos nos concentrar no povo americano para pensar o que é necessário para ficarmos em uma boa situação e então deixar que os números falem por si mesmos”, disse Clyburn no programa “State of the Union”.

Os democratas pretendem aprovar o grande plano de gastos sem apoio republicano sob as regras de reconciliação do Orçamento e, nesse processo, não podem perder nenhum voto democrata no Senado e apenas três votos na Câmara.

Conheça o plano de ação da XP para você transformar os desafios de 2022 em oportunidades de investimento.