Curados de covid-19 mantêm imunidade por 6 meses, mostra estudo

À medida que algumas vacinas se aproximam da linha de chegada na corrida por um imunizante, ainda não está claro quanto tempo duraria a proteção oferecida

Bloomberg

(Getty Images)

Publicidade

Um tipo crucial de célula sanguínea defensiva persiste por pelo menos seis meses em pessoas que foram curadas da covid-19, mesmo aquelas que não apresentavam sintomas. É o que mostra um novo estudo que pode diminuir a preocupação sobre a imunidade e suas implicações para uma vacina.

A pesquisa realizada com 100 pessoas mostra que todas tiveram respostas de células T contra uma gama de proteínas do coronavírus, incluindo a proteína spike usada como um marcador em muitos estudos de vacinas, após meio ano. Aqueles que apresentaram sintomas tiveram níveis pelo menos 50% mais altos do que aqueles assintomáticos.

À medida que algumas vacinas se aproximam da linha de chegada na corrida por um imunizante, ainda não está claro quanto tempo duraria a proteção oferecida. Um pequeno número de pacientes adoeceu de Covid-19 duas vezes.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Esta é uma notícia promissora”, disse Fiona Watt, presidente executiva Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido. “Se a infecção natural com o vírus pode provocar uma resposta robusta de células T, então isso pode significar que uma vacina poderia fazer o mesmo.”

Um estudo anterior, publicado no mês passado pelo Imperial College de Londres, levantou a preocupação de que as defesas imunológicas possam diminuir, uma vez que mostrou que a porcentagem de britânicos com anticorpos diminuiu com o tempo.

As células T não são anticorpos. Elas são glóbulos brancos que podem se lembrar de doenças passadas, matar células infectadas por vírus e despertar anticorpos para as defesas de comando quando necessário. Pessoas infectadas com outro coronavírus responsável pela epidemia de SARS em 2003, por exemplo, ainda apresentam resposta de células T à doença 17 anos depois.

Continua depois da publicidade

O estudo, feito por um grupo de imunologistas de 17 universidades chamado Consórcio de Imunologia de Coronavírus do Reino Unido, ainda não foi revisado por pares. Ele pode ser o primeiro a mostrar que uma memória celular robusta contra o vírus persiste por esse período de tempo, disseram os autores.

Nenhum dos pacientes cujas amostras de sangue e soro foram estudadas havia sido hospitalizado com covid-19.