Credit Suisse eleva previsão para Selic em dezembro de 7,25% para 8,25%, após tom mais duro do Copom

Com visão mais cautelosa do Banco Central em relação à inflação, Credit espera agora três novas altas consecutivas de um ponto percentual da Selic

Beatriz Cutait

Publicidade

SÃO PAULO – Após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de aumentar a taxa básica de juros em um ponto percentual, de 4,25% para 5,25% ao ano, e do tom mais duro do comunicado divulgado após o encontro, a equipe do Credit Suisse revisou seu cenário macro.

O banco espera agora que a Selic seja elevada para 8,25% ao ano até o fim de 2021, a partir de três novas altas consecutivas de um ponto percentual. Até então, o Credit trabalhava com uma projeção de Selic a 7,25% em dezembro.

A visão do banco para a inflação segue mais elevada que a do Banco Central, com a expectativa de avanço de 7,2% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021 e de 4,7%, em 2022.

Continua depois da publicidade

Leia mais:
Taxa Selic sobe conforme o esperado, mas indicação de aumento para patamar acima do “neutro” surpreende mercado

Em relatório, Solange Srour e Lucas Vilela disseram que a revisão levou em conta a indicação mais incisiva do Copom sobre a ancoragem das expectativas de inflação. “A nosso ver, os riscos para a inflação e a taxa de juros Selic ainda estão inclinados para uma possível alta”, afirmaram, em relatório.

Em seu comunicado da noite desta quarta-feira (04), o Banco Central ressaltou que “neste momento, o cenário básico e o balanço de riscos do Copom indicam ser apropriado um ciclo de elevação da taxa de juros para patamar acima do neutro”.

Continua depois da publicidade

Quando está abaixo do ponto neutro, a intenção da autoridade monetária com a taxa Selic é gerar um estímulo para o aquecimento da economia, e, quando está acima desse ponto, o objetivo é reduzir o ritmo de expansão.

Leia também:
Com taxa Selic elevada para 5,25% e expectativa de novos aumentos, quais as melhores alternativas para investir hoje?

O Credit destacou que o aumento da Selic ficou dentro da expectativa da grande maioria do mercado, mas que o documento apresentou um tom um pouco mais hawkish (inclinada ao aperto monetário) do que o esperado.

Publicidade

“O BC indicou que pretende aumentar outros cem pontos-base em 22 de setembro no cenário base e que a taxa de juros terminal deve ficar acima do nível neutro, confirmando a visão mais cautelosa em relação a inflação e uma estratégia de implementar ‘whatever it takes’ [o que for necessário] para ancorar a expectativa de inflação”, afirmou o banco, em relatório.

Transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos é possível. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.

Beatriz Cutait

Editora de investimentos do InfoMoney e planejadora financeira com certificação CFP, responsável pela cobertura do universo de investimentos financeiros, com foco em pessoa física.