CPI: Inflação ao consumidor nos EUA sobe 7,7% em outubro na base anual; consenso era de 8,0%

Variação anual é mais baixa desde janeiro; no mês, inflação do consumidor atingiu 0,4% ante setembro, ante consenso Refinitiv de 0,6%;

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,4% em outubro, na comparação com setembro, segundo dados com ajuste sazonal divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho americano.

Com isso, a inflação para o consumidor atingiu alta de 7,7% no acumulado em 12 meses. Este foi o menor aumento de 12 meses desde o período encerrado em janeiro de 2022.

Tanto a medição mensal como a anual vieram abaixo da expectativa do mercado. O consenso Refinitiv apontava para alta de 0,6% ante setembro e de 8,0% em 12 meses.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O núcleo da inflação, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia subiu 0,3% em outubro, após alta de 0,6% em setembro. Em 12 meses, subiu 6,3%.

O índice de energia aumentou 17,6% nos 12 meses terminando em outubro, e o índice de alimentos aumentou 10,9% em relação ao ano passado. Esses aumentos foram menores do que no período encerrado em setembro.