48%

Coronavírus: Doria alerta população de SP sobre redução na taxa de isolamento

Índice de ontem liga um "sinal de alerta" à população paulista. "Não podemos baixar de 50%"

O Theatro Municipal, no centro de São Paulo, vazio durante a pandemia de coronavírus
O Theatro Municipal, em São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Aprenda a investir na bolsa

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), mostrou preocupação com a da taxa de isolamento social de 48% observada na capital paulista e na região metropolitana nesta quarta-feira, 22. O número representa uma queda em relação à taxa de 57% computada na última terça-feira (21) pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) utilizado pelo governo para controlar o índice de isolamento social no Estado.

De acordo com Doria, o índice de ontem liga um “sinal de alerta” à população paulista. “Não podemos baixar de 50%”, advertiu o governador nesta quinta-feira, 23. O tucano ainda pediu: “não ajude a disseminar o vírus e colocar em risco sua vida e a de familiares”.

O secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann, também alertou a população do risco de manter os níveis de isolamento abaixo dos 50%. Segundo ele, se esse cenário continuar e o índice não aumentar de forma consistente, a porcentagem de novos casos e mortes por covid-19 em São Paulo “poderá passar para dígitos duplos”. O secretário informou que, de ontem para hoje, houve um acréscimo de 3% no número de infectados e 4% dos óbitos pela doença.

Doações

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com o governador de São Paulo, o grupo de empresários criado junto ao governo estadual já foi responsável por mais de R$ 500 milhões em doações ao Estado, cuja capital é o epicentro da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Integram o grupo 118 entidades de diversos setores da economia.

Segundo informou a secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, 66% da quantia foi destinada às áreas de saúde e segurança pública do Estado, em especial para a compra de insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs). Os 34% restantes foram repassados aos programas de auxílio social organizados pela Secretaria do Desenvolvimento Social, comandada por Célia Parnes.

Entre outros anúncios, Doria ainda disse que o governo do Estado irá publicar no Diário Oficial do Estado de amanhã um decreto que recomenda o uso de máscaras pela população em todos os municípios paulistas. Segundo ele, o “efeito protetor” das máscaras contra o coronavírus está comprovado e, por isso, é importante que os cidadãos do Estado sigam tal recomendação.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.