Nova alta

Coreia do Sul: BC eleva juros básicos em 50 pontos-base, a 2,25%

Esta é a terceira reunião monetária consecutiva em que o BoK decide por alta de juros e a sexta elevação desde agosto de 2021.

Por  Estadão Conteúdo -

O Banco Central da Coreia do Sul (BoK, na sigla em inglês) decidiu aumentar a taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 2,25%, nesta quarta-feira, 13, conforme horário local. Com a decisão, a autoridade monetária se junta ao Federal Reserve (Fed) e outros bancos centrais com um aperto monetário mais agressivo, ao optar por amplitude maior que os habituais 25 pontos-base.

Esta é a terceira reunião monetária consecutiva em que o BoK decide por alta de juros e a sexta elevação desde agosto de 2021.

Vinte dos 24 analistas consultados pelo The Wall Street Journal previram um aumento de 50 pontos-base na taxa, enquanto os quatro restantes esperavam 25 potos-base. Todos eles esperam que o banco continue aumentando os custos dos empréstimos nos próximos meses.

A Coreia do Sul foi a primeira grande economia desenvolvida da Ásia a começar a aumentar as taxas no ano passado para controlar a inflação, mas os preços em alta ainda são um desafio.

A taxa de inflação ao consumidor do país foi de 6,0% em junho – a mais alta desde novembro de 1998, no auge da crise financeira asiática. O banco espera que a inflação supere sua projeção anterior de 4,5% para todo o ano de 2022.

O país também está sob pressão para responder ao aperto agressivo da política do Fed, já que as taxas mais altas dos EUA podem arriscar uma fuga de capital estrangeiro.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe