Congresso dos EUA fecha acordo para estender financiamento e evitar ‘shutdown’

Acordo ganha algumas semanas, enquanto congressistas tentam negociar proposta definitiva sobre os gastos no ano; primeiro lote de financiamento, que iria expirar amanhã, foi estendido para o dia 8 de março

Roberto de Lira

Publicidade

Os líderes do Congresso dos Estados Unidos chegaram na quarta-feira (28) a um acordo para evitar uma paralisação parcial do governo nesta semana, concordando em atrasar alguns prazos de financiamento para o final de março e assim ganhar mais tempo para negociações sobre os gastos.

Segundo o acordo, os líderes concordaram em estender o financiamento para seis projetos de lei que abrangem os departamentos de Agricultura, Justiça, Comércio, Energia, Interior, Transporte e Habitação e Desenvolvimento Urbano até 8 de março. O prazo inicial expira nesta sexta-feira (1).

Esse acordo também estenderia o financiamento para os restantes seis projetos de lei de financiamento anual, que cobrem os departamentos do Trabalho e da Saúde e dos Serviços Humanos, o Pentágono e outros escritórios, até 22 de março, informou o site The Hill. Nesse caso, os financiamentos valiam até 8 de março.

Continua depois da publicidade

Os republicanos da Câmara devem votar um projeto provisório hoje a expectativa é que o pacote do primeiro lote de seis projetos de lei passe a valer a partir do final de semana, mesmo com a pressão contínua dos grupos mais conservadores.