Confiança de serviços sobe em março para o maior nível desde outubro de 2022

Índice de Expectativas (IE-S) avançou 3,9 pontos, para 96,0 pontos, maior nível desde outubro de 2022; por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA-S) ficou recuou 0,5 ponto, para 95,9 pontos.

Roberto de Lira

A atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares recuou 1,9% no mês

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O Índice de Confiança de Serviços (ICS) reverteu a queda observada em fevereiro e subiu 1,6 ponto em março, para 95,8 pontos, informou nesta quarta-feira (27) a Fundação Getúlio Vargas. Com isso, o indicador atingiu o maior nível desde outubro de 2022, quando bateu em 97,6 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,7 ponto.

Segundo Stéfano Pacini, economista do FGV/Ibre, houve uma perda de fôlego do setor na percepção sobre a situação atual, mas a confiança em relação ao futuro demonstra otimismo. Isso ocorreu na maior parte dos segmentos, em relação a demanda e ao ambiente de negócios para os próximos trimestres.

“O empresário enfrenta um ambiente macroeconômico de manutenção da queda na taxa de juros, controle de inflação e bons resultados no mercado de trabalho, fatores que podem estar influenciando as perspectivas futuras para o setor de serviços ”, explicou Pacini, em nota.

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Expectativa e situação atual

Em março, a alta do ICS foi influenciada exclusivamente pela melhora das expectativas para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 3,9 pontos, para 96,0 pontos, maior nível desde outubro de 2022. Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 0,5 ponto, para 95,9 pontos.

Os dois componentes do ISA-S caíram: o indicador de situação atual dos negócios recuou 0,6 ponto, para 95,7 pontos, e o indicador de volume da demanda atual cedeu 0,5 ponto, para 96,0 pontos.

Em relação aos componentes do IE-S, o indicador de demanda prevista nos próximos três meses avançou 3,7 pontos, para 94,9 pontos, e o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses subiu 3,9 pontos, para 97,0 pontos.