Com eleição e juro baixo nos EUA, euro pode destronar dólar

Fundos de hedge agora apostam em outro salto da taxa de câmbio para US$ 1,25 por euro após as eleições nos EUA

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) – Em ascensão, o euro parece forte o suficiente para alimentar conversas sobre a possibilidade de a moeda comum ser páreo para a supremacia do dólar.

O euro se valorizou cerca de 12% desde que a turbulência trazida pelo coronavírus abalou os mercados em março, sustentado pelas medidas implementadas pela União Europeia e pela expectativa de que o banco central americano (Federal Reserve) manterá os juros nas mínimas que enfraquecem o dólar.

Fundos de hedge agora apostam em outro salto da taxa de câmbio para US$ 1,25 por euro após as eleições nos EUA, nível também previsto pelo Goldman Sachs Group. As negociações no mercado de opções fizeram deste mês o agosto de maior otimismo com o euro até hoje.

Continua depois da publicidade

O movimento é parte de uma tendência mais ampla que levou estrategistas da Mizuho International a conferir ao euro o título de rei das moedas — um elogio normalmente reservado ao dólar — à medida que a incerteza em torno da eleição presidencial dos EUA em novembro reforça o interesse por ativos europeus.

“Há tempo de sobra para o tema Rei Euro”, disse Peter Chatwell, chefe de estratégia multiativos da Mizuho. “Ele pode competir com o dólar para ser a moeda ocidental de escolha para fins comerciais e pode competir de forma mais geral com outras moedas consideradas seguras por ser reserva confiável de capital no longo prazo.”

O dólar caiu para o menor patamar em dois anos após o presidente do Fed, Jerome Powell, permitir inflação mais elevada nos EUA. Jim Caron, gestor de carteiras da Morgan Stanley Investment Management, espera continuidade da queda do dólar.

Continua depois da publicidade

Embora o dólar normalmente avance nos meses seguintes aos resultados eleitorais, uma vitória de Joe Biden sobre o presidente Donald Trump pode prejudicar a moeda no ano que vem, uma vez que o democrata propõe subir impostos para os mais ricos e aumentar os gastos federais para estimular a economia prejudicada pela pandemia. Biden lidera as pesquisas de intenção de voto.

“O aumento das expectativas de uma grande vitória democrata provavelmente influenciou o enfraquecimento do dólar e o fortalecimento do euro”, disse Lee Hardman, estrategista de câmbio do MUFG Bank em Londres. “Se isso continua até a eleição vai depender de a disputa se acirrar ou não.”

Naturalmente, outros fatores também irão determinar o futuro do euro, inclusive se o crescimento da região vai superar a expansão dos EUA e como todos os envolvidos se saem na tentativa de conter o coronavírus.

Publicidade

Prever os movimentos do mercado após uma eleição é mais arte do que ciência. De qualquer forma, a votação é agora o principal evento no horizonte dos operadores. Nos mercados de opções, os investidores estão se preparando para turbulência na taxa de câmbio entre euro e dólar dentro de três meses e depois projetam diminuição gradual da volatilidade.