Acesso à UE

Com Brexit no horizonte, Irlanda emite recorde de passaportes

Mais de 900 mil passaportes irlandeses foram entregues este ano

Passaporte, viagem
(Pexels/Porapak Apichodilok)

(Bloomberg) — A Irlanda emitiu um número recorde de passaportes em 2019 com o aumento de pedidos de cidadãos do Reino Unido, preocupados com a incerteza do Brexit.

Mais de 900 mil passaportes irlandeses foram entregues este ano, informou o Ministério de Relações Exteriores em comunicado por e-mail. O número representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior.

O ministro de Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, disse que “2019 foi outro ano excelente para o serviço de passaportes”.

PUBLICIDADE

Desde o referendo do Brexit, a Irlanda tem registrado um aumento dos pedidos de passaporte de pessoas no Reino Unido. Pessoas com avós irlandeses ou nascidas na Irlanda do Norte também têm direito ao passaporte irlandês, o que se torna uma opção para muitos cidadãos do Reino Unido que desejam manter um passaporte da União Europeia.

Cerca de 94 mil pedidos eram de pessoas nascidas no Reino Unido que solicitavam o passaporte irlandês pela primeira vez. Os meses mais movimentados para pedidos de passaporte de pessoas do Reino Unido foram fevereiro e março, antes do prazo original de 31 de março para que o país deixasse a UE. Também houve aumento dos pedidos em outubro, disse o Ministério de Relações Exteriores, antes da data anterior para o Brexit, em 31 de outubro, que foi prorrogada até o fim de janeiro de 2020.

Invista o seu dinheiro com quem mais entende do assunto. Abra uma conta gratuita na XP.