China vai reajustar preços da gasolina e do diesel no varejo a partir de amanhã

Mecanismo de preços atual determina reajustes nos produtos refinados de acordo com as alterações nos preços internacionais do petróleo

Roberto de Lira

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

A China anunciou que vai aumentar os preços no varejo da gasolina e do diesel a partir desta quinta-feira, com base nas recentes mudanças nos preços internacionais do petróleo, informou nesta quarta-feira (3) o principal planejador econômico do país.

Os preços da gasolina vão subir 200 yuans (cerca de US$ 28,17) por tonelada e os preços do diesel serão aumentados em 190 yuans por tonelada, informou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

O atual mecanismo de preços da China determina que os preços dos produtos petrolíferos refinados são ajustados de acordo com as alterações nos preços internacionais do petróleo bruto.

Continua depois da publicidade

Segundo a agência de notícias Xinhua, as três maiores empresas petrolíferas da China (CNPC, Sinopec e CNOOC) e as refinarias do país foram orientadas pela comissão a manter a produção de petróleo e facilitar o transporte para garantir a estabilidade do abastecimento.