RADAR INFOMONEY Por que a Bolsa sobe e o PIB cai? O Ibovespa segura os 120 mil pontos, diante do caos na economia?

Por que a Bolsa sobe e o PIB cai? O Ibovespa segura os 120 mil pontos, diante do caos na economia?

6 dias depois

Canal de Suez diz que tráfego será retomado com desencalhe de gigantesco navio de 400 metros

Tráfego na via marítima poderá ser retomado, disse a autoridade responsável pelo canal em comunicado

arrow_forwardMais sobre
Imagem do canal de Suez, no Egito (crédito: Luigi Rosa/Flickr)

O tráfego de embarcações pelo Canal de Suez, no Egito, foi retomado nesta segunda-feira após o desencalhe de um enorme navio porta-contêineres que vinha bloqueando a importante via marítima por quase uma semana, de acordo com a autoridade responsável pelo canal.

O gigantesco Ever Given, com 400 metros de comprimento, ficou encalhado diagonalmente em um setor do sul do canal devido a ventos fortes na manhã da última terça-feira, interrompendo a passagem na mais curta rota de navegação entre Europa e Ásia.

Ele está livre”, disse um dos envolvidos na operação de socorro.

Depois de trabalhos de dragagem e escavação que se estenderam ao longo do final de semana, agentes de resgate da Autoridade do Canal de Suez (SCA) e uma equipe da empresa holandesa Smit Salvage tiveram sucesso em liberar parcialmente o navio usando rebocadores no início desta segunda-feira, disseram duas fontes marítimas e comerciais.

Os esforços para liberar completamente a embarcação continuavam ao longo do dia.

Ao menos 360 navios aguardavam para atravessar o canal, incluindo dezenas de navios-contêiner, graneleiros, navios-tanque e unidades de gás natural liquefeito (LNG) e gás de petróleo liquefeito (LPG), disse o presidente da SCA, Osama Rabie.

A SCA disse que poderia acelerar a passagem de comboios pelo canal assim que o Ever Given fosse liberado.

“Não desperdiçaremos um segundo”, disse mais cedo o chefe da SCA, Rabie, em entrevista a uma rede de televisão egípcia.

Segundo ele, podem ser necessários de dois dias e meio a três dias para liberação do acúmulo de navios gerado pelo encalhe. Mas o grupo do setor de transporte marítimo Maersk MAERSKb.CO disse que o efeito em cascata da interrupção nas remessas globais pode perdurar por semanas ou meses.

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.

PUBLICIDADE