Brasileiro compra menos leite e mais champanhe na segunda semana de março; vendas caem 3% no autosserviço

Melhor desempenho nas vendas foi registrada nos setor de bebidas, segundo a Nielsen

Pablo Santana

(Getty Images)

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SÃO PAULO – As vendas nos maiores varejistas de autosserviços do país caíram 3% na segunda semana do mês de março, na comparação com a semana interior, de acordo com dados da Nielsen Brasil. O leite está entre os itens com maior retração. Na outra ponta, as vendas de champanhe subiram mais de 30%.

Segundo a consultoria, as cestas de produtos de commodities, higiene/beleza e limpeza registraram as maiores quedas no período, que antecedeu o início da quarentena para conter o avanço do novo coronavírus em todo o Brasil.

“Os primeiros dias de cada mês tradicionalmente refletem a maior alta de consumo pelas famílias brasileiras, seguidos por uma desaceleração natural nas semanas seguintes. Porém, vale ressaltar que em março algumas pessoas fizeram compras maiores, o que pode ser um reflexo do cenário do novo Coronavírus. A partir dos dados do começo da segunda quinzena, teremos um retrato mais claro em relação ao consumo dos lares já sob os tempos de distanciamento social”, explicou a gerente de Atendimento ao Varejo da Nielsen Brasil, Fernanda Vilhena.

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O recuo de 16,9% na comparação semanal nos produtos de commodities foi impulsionado por itens como leite (-28,4%), açúcar (-15,8%), arroz  (-13,4%) e café em pó (-10,8%).

Já as maiores baixas na cesta de higiene, que caiu 6% no período, ficou por conta do desempenho negativo registrado nas vendas de fraldas descartáveis (-13,3%) e produtos para tratamento de cabelo (-13,2%).

As vendas de suprimentos alimentícios caíram em 3,9%, com destaque para leite condensado (-20,4%), caldos (-17,7%) e tempero industrializado (-15,8%). E na cesta de produtos industrializados,

Por outro lado,  o levantamento indica que as vendas de produtos industrializados ficaram estagnadas nesse período. As três maiores quedas foram em margarinas (-18,8%), petit suisse (-8%), batatas congeladas (-6,4%). Já as três maiores altas neste segmento foram açaí (-28,4%), soverte (-19%) e vegetais congelados (-15,6%).

Produtos de higiene pessoal seguem em alta

Em meio à queda no faturamento em geral, produtos de higiene pessoal utilizados na prevenção da disseminação da Covid-19 continuam despontando em vendas.

A venda de álcool em gel avançou 214%, álcool de limpeza, 101% e aparelhos respiratórios cresceu em 54%.

Nas cestas de produtos, as únicas a registrar desempenho positivo, segundo a consultoria foram as de bebidas (9,4%) e eletrônicos/portáteis (1,8%). A primeira foi alavancada por maiores vendas de champanhe (32,4%), vinho (26,2%), água mineral (23,5%) e isotônicos (22,3%).

Na segunda cesta, os brasileiros procuraram por monitor (30,9%), freezer (28,0%) e exaustor de ar (14,5%).

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Pablo Santana

Repórter do InfoMoney. Cobre tecnologia, finanças pessoais, carreiras e negócios