BCE prevê inflação com avanço no restante de 2021, mas de forma temporária

Lagarde ainda disse que a forte alta inflacionária nos Estados Unidos deve ter um impacto apenas "moderado"

Estadão Conteúdo

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde (Bloomberg)

Publicidade

A inflação na zona do euro deve ganhar impulso no restante de 2021, em resposta a gargalos na cadeia de suprimentos e à recuperação da demanda interna, segundo previu a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, durante discurso no Parlamento Europeu nesta segunda-feira. Ela ressaltou, porém, que o movimento nos preços será temporário, e a inflação permanecerá reprimida.

Lagarde ainda disse que a forte alta inflacionária nos Estados Unidos deve ter um impacto apenas “moderado” para os países da União Europeia (UE).

Este movimento pode ser amplificado, no entanto, caso a população do bloco “molde suas expectativas de inflação com base na evolução nos EUA”, alertou a dirigente, que ainda disse que “não há razões” para crer que a alta dos salários na zona do euro pressionará os índices de preços de forma sustentada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As perspectivas de crescimento para a região são positivas, de acordo com Lagarde, à medida que a pandemia de covid-19 arrefece na Europa. Ela projeta que a atividade tem avançado no segundo trimestre, puxada pelo setor de serviços, e deve manter a mesma tendência no restante do ano.

Quanto aos riscos para a economia, Lagarde os considera como “amplamente equilibrados”, apesar da disseminação de variantes do coronavírus, que seguem como “um risco” à zona do euro.

Euro digital

Lagarde disse que o BCE discutirá sobre um potencial euro digital no dia 14 de julho. Ela ressaltou que a moeda digital do BC europeu pode ampliar o acesso de dinheiro emitido pela entidade, à medida que cédulas têm seu uso reduzido.

Continua depois da publicidade

A sua adoção, no entanto, deve ser feita de forma a não comprometer a estabilidade financeira da zona do euro, garantiu a dirigente.

Curso gratuito do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações. Inscreva-se agora.