BCE mantém política monetária em estreia de Lagarde na presidência

Como previam analistas, o BCE manteve a taxa de refinanciamento em 0% e a de depósito em -0,50%

Estadão Conteúdo

Christine Lagarde, presidente do BCE

Publicidade

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter sua política monetária nesta quinta-feira, na primeira reunião sob o comando de Christine Lagarde, que sucedeu o italiano Mario Draghi na presidência da instituição no começo do mês passado.

Como previam analistas, o BCE manteve a taxa de refinanciamento em 0% e a de depósito em -0,50%.

O BCE disse ainda que manterá o programa de relaxamento quantitativo (QE, pela sigla em inglês), através do qual vem comprando 20 bilhões de euros em ativos mensalmente desde novembro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O QE será mantido “pelo tempo que for necessário para reforçar o impacto acomodatício das suas taxas de política” e terminará pouco tempo antes de o BCE “começar a elevar as taxas de juros”, reiterou a instituição em comunicado.

O BCE também reafirmou que os juros continuarão nos níveis atuais ou menores até que a inflação da zona do euro convirja “de forma robusta” para sua meta oficial, que é de uma taxa ligeiramente abaixo de 2%. Os dados mais recentes, referentes a novembro, mostram que a inflação anual do bloco está muito abaixo desse patamar, em 1%.

Logo mais, Lagarde falará sobre a decisão de hoje em coletiva de imprensa, a partir das 10h30 (de Brasília).

Continua depois da publicidade

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta na XP Investimentos clicando aqui