BC do Canadá decide manter taxa básica de juros em 5,0%

O BC espera que o PIB do Canadá cresça 0,8% em 2024 e 2,4% em 2025; inflação deve seguir perto de 3% durante o primeiro semestre, antes de desacelerar até a meta de 2% em 2025

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Banco Central do Canadá decidiu nesta quarta-feira (24) manter sua taxa básica de juros em 5,0%, e disse em comunicado que continua com sua política de aperto quantitativo.

Além disso, atualizou projeções, com expectativa agora para um crescimento global de 2,5% em 2024 e de 2,75% em 2025, após o ganho de 3% do ano passado. “Com crescimento mais brando neste ano, as taxas de inflação nas economias mais desenvolvidas deve começar a desacelerar, atingindo as metas dos bancos centrais em 2025”, projeta.

O BC canadense afirma que a economia do país está estagnada desde meados de 2023, com um crescimento que deve seguir perto de zero no primeiro trimestre do ano atual.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O crescimento deve ganhar força gradual por volta de meados de 2024, projeta o banco. O BC espera que o PIB do Canadá cresça 0,8% em 2024 e 2,4% em 2025, “praticamente estável ante a projeção de outubro”.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país terminou o ano em 3,4%.

O BC espera que ele siga perto de 3% durante o primeiro semestre, antes de desacelerar de modo gradual até a meta de 2% em 2025. Mas acrescenta que continua preocupado com riscos à perspectiva de inflação, “em particular a persistência da inflação subjacente”, e ainda diz que deseja ver mais desaceleração de modo sustentável do núcleo da inflação, enquanto mantém foco no equilíbrio entre oferta e demanda na economia.