BC da Turquia eleva juros mais uma vez, para 42,5%, mas sinaliza intenção de encerrar ciclo

Segundo a instituição, a inflação turca acelerou em novembro, embora siga em linha com as projeções; expectativas inflacionárias exibem sinais de melhora

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Banco Central da Turquia elevou nesta quinta-feira (21) os juros básicos pela sétima reunião consecutiva, de 40% para 42,5%, mas sinalizou intenção de encerrar o ciclo de aumentos “o mais breve possível”.

Em comunicado, a instituição afirmou que a política está “significativamente perto” do nível necessário para estabelecer a perspectiva desinflacionária. A decisão veio em linha com as expectativas do mercado.

Segundo a instituição, a inflação turca acelerou em novembro, embora siga em linha com as projeções, ao mesmo tempo em que o comportamento das expectativas inflacionárias exibem sinais de melhora.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O arrefecimento reflete o reequilíbrio da conta corrente externa e o avanço da demanda doméstica pela lira, de acordo com a nota.

O BC reforçou o compromisso em definir os próximos passos com base na evolução dos dados e de forma transparente, com objetivo de retornar a inflação à meta de 5% no médio prazo.

A autoridade monetária também indicou que pretende continuar o processo de simplificação das políticas macroprudenciais.