BC da Turquia eleva juro básico para 45%, mas sinaliza fim do aperto monetário

Principal taxa de juros do país foi elevada em 2,5 pontos percentuais e BC diz que aperto monetário necessário para estabelecer o curso de desinflação foi atingido

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Banco Central da Turquia decidiu elevar sua principal taxa de juros em 2,5 pontos percentuais, mas também sinalizou o fim do atual ciclo de aperto monetário. Após concluir reunião nesta quinta-feira (25) o BC turco aumentou seu juro básico de 42,5% para 45%. O ajuste marcou a oitava elevação consecutiva da taxa.

Em comunicado, a autoridade monetária da Turquia ressaltou que a inflação doméstica cresceu em dezembro como previsto e apontou sinais de avanços nas expectativas de inflação e no comportamento dos preços.

Na avaliação do BC turco, o “aperto monetário necessário para estabelecer o curso de desinflação foi atingido”, abrindo o caminho para que o atual juro de 45% seja “mantido pelo tempo que for preciso”.

Continua depois da publicidade

A instituição, porém, disse que pode rever sua postura de política monetária caso surjam “riscos notáveis e persistentes” à perspectiva da inflação.