BC da Turquia eleva juro básico para 45%, mas sinaliza fim do aperto monetário

Principal taxa de juros do país foi elevada em 2,5 pontos percentuais e BC diz que aperto monetário necessário para estabelecer o curso de desinflação foi atingido

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Banco Central da Turquia decidiu elevar sua principal taxa de juros em 2,5 pontos percentuais, mas também sinalizou o fim do atual ciclo de aperto monetário. Após concluir reunião nesta quinta-feira (25) o BC turco aumentou seu juro básico de 42,5% para 45%. O ajuste marcou a oitava elevação consecutiva da taxa.

Em comunicado, a autoridade monetária da Turquia ressaltou que a inflação doméstica cresceu em dezembro como previsto e apontou sinais de avanços nas expectativas de inflação e no comportamento dos preços.

Na avaliação do BC turco, o “aperto monetário necessário para estabelecer o curso de desinflação foi atingido”, abrindo o caminho para que o atual juro de 45% seja “mantido pelo tempo que for preciso”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A instituição, porém, disse que pode rever sua postura de política monetária caso surjam “riscos notáveis e persistentes” à perspectiva da inflação.