Política Monetária

BC da Turquia eleva juro básico em 5 pontos, a 35%, em nova tentativa de conter a inflação

Taxa anual de inflação ao consumidor turco atingiu 61,5% em setembro, acelerando ante os 58,9% no mês anterior

Por  Estadão Conteúdo -

O Banco Central da Turquia decidiu elevar sua principal taxa de juros em 5 pontos percentuais, para 35%, após concluir sua reunião de política monetária nesta quinta-feira (26), em nova tentativa de combater a alta da inflação doméstica.

Nos últimos meses, o BC turco vem aumentando juros de forma agressiva para conter a alta dos preços, reorientando sua política até então acomodatícia, depois da reeleição do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Até junho, quando o BC da Turquia anunciou sua primeira elevação de juros desde 2021, o juro básico do país estava em 8,5%.

Os dados oficiais mais recentes mostraram que a taxa anual de inflação ao consumidor turco atingiu 61,5% em setembro, acelerando ante 58,9% no mês anterior.

Em comunicado, o BC turco reiterou nesta quinta que decidiu continuar o processo de aperto monetário “a fim de estabelecer o curso de desinflação o mais rapidamente possível, ancorar expectativas de inflação e controlar a deterioração no comportamento dos preços”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe