BC da Turquia decide elevar taxa básica de juros, de 25% para 30%

O último dado oficial do país mostrou que a taxa de inflação anual no país acelerou pelo segundo mês consecutivo em agosto para 58,9%

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Banco Central da Turquia (TCMB) decidiu nesta quinta-feira (21) elevar sua taxa básica de juros, de recompra em uma semana, de 25% para 30%. Em comunicado, o comitê diz que optou por continuar com o processo de aperto monetário, a fim de conter a inflação “o mais rápido possível”, ancorar expectativas inflacionárias e controlar a deterioração no comportamento de precificação.

O BC turco destacou a inflação acima das expectativas em julho e agosto, acompanhada por continuidade da forte demanda doméstica e rigidez nos preços de serviços, sob pano de fundo da escalada nos preços do petróleo. Estes fatores, somados a uma deterioração nas expectativas de inflação, sugerem pressões de alta inflacionária para a economia turca e que o índice deve se manter acima da meta até o final do ano, avaliou o banco central turco.

O último dado oficial do país mostrou que a taxa de inflação anual na Turquia acelerou pelo segundo mês consecutivo em agosto para 58,9%, ante 47,8% em julho, superando as previsões do mercado de 55,9%. Este foi o valor mais elevado desde dezembro do ano passado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota, o Conselho afirma que “está determinado a estabelecer a desinflação em linha com a trajetória em 2024, com o efeito de medidas de aperto monetário”.

O BC turco também manteve a possibilidade de novas altas até que a inflação alcance a meta de 5% no médio prazo, defendendo que o aperto monetário será “gradualmente reforçado quando e até a extensão necessária para melhora significante no cenário inflacionário”.

O comitê do BC da Turquia ainda afirmou que está simplificando ferramentas para garantir a estabilidade de preços e financeira, reforçando que continuará a fazer decisões sobre aperto quantitativo e aperto no crédito seletivo, a fim de apoiar a postura da política monetária.