BC da Suécia mantém juro básico em 4%, mas sinaliza corte em maio ou junho

Riskbank apontou a possibilidade de cortes graduais nas taxas de juros a partir da próxima reunião; Suíça iniciou a flexibilização na Europa na semana passada, com um corte de 0,25 p.p.

Estadão Conteúdo

Detalhe da coroa sueca, a moeda do país

Publicidade

O Banco Central da Suécia decidiu manter sua taxa básica de juros em 4% nesta quarta-feira (27), após concluir reunião de política monetária, mas adiantou que poderá começar a reduzir a taxa em maio ou junho se a “perspectiva de inflação permanecer favorável”. O anúncio do Riksbank – como é conhecido o BC sueco – veio em linha com a expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires.

A projeção do BC da Suécia é que a inflação ao consumidor caia para 3,5% neste ano e recue ainda mais, para 1,5%, em 2025.

“A política monetária deve ser ajustada com prudência daqui para a frente, sob a forma de cortes graduais da taxa de juro”, informou o BC sueco.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Caso o Riskbank opte por realizar o corte já na reunião de maio, será o segundo BC europeu a fazê-lo, após a decisão da semana passada do banco central da Suíça, que cortou a taxa em 0,25 ponto percentual.