BC da Rússia corta juros em 150 pontos-base, a 8,0% ao ano

Corte foi mais contundente que o previsto pela maioria dos analistas consultados pela agência Reuters, que esperava ajuste de 50 pontos-base

Estadão Conteúdo

Moeda de 1 rublo russo em frente a símbolos da Rússia (foto: Getty Images)

Publicidade

O Banco da Rússia (BoR) cortou os juros básicos em 150 pontos-base, a 8,0% ao ano, em decisão de política monetária divulgada nesta sexta-feira (22). Essa é a quinta redução consecutiva na taxa desde fevereiro deste ano, quando a entidade subiu a referência a 20% para atenuar os efeitos da invasão da Ucrânia.

O corte foi mais contundente que o previsto pela maioria dos analistas consultados pela agência Reuters, que esperava ajuste de 50 pontos-base.

Em comunicado, a autoridade monetária afirmou que o índice de preços ao consumidor mensal permanece baixo no país, o que contribui para a desaceleração da taxa anual de inflação. O movimento é atribuído à demanda contida de consumidores, além de fatores pontuais. “O ambiente externo para a economia russa continua desafiador e continua a restringir significativamente a atividade econômica”, analisa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A taxa anual de inflação na Rússia caiu de 17,1% em maio a 15,9% em junho. Pelas estimativas do BC, o indicador deve desacelerar à faixa entre 12% e 15% este ano, antes de cair ao nível entre 5% e 7% em 2023 e retornar à meta de 4% em 2024.

Nesse cenário, a instituição sinaliza que avaliará a necessidade de novos cortes de juros ao longo do segundo semestre, com base nas dinâmicas de expectativas de inflação e evoluções na economia.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.