BC da China promete esforços para expandir a demanda e aumentar a confiança

O BC chinês disse que busca manter os preços em um nível razoável, já que a economia enfrenta pressão deflacionária, e que orientará os principais bancos para que desempenhem um papel de fomento à economia

Reuters

Sede do banco central da China, em Pequim - (Reuters/Jason Lee)

Publicidade

Pequim (Reuters) – O Banco do Povo da China (PBoC) informou que implementará de forma precisa e eficaz uma política monetária prudente, dará mais atenção aos ajustes anticíclicos e fará esforços para expandir a demanda doméstica e aumentar a confiança, afirmou a autoridade monetária nesta quarta-feira (3).

O BC China dará suporte aos bancos para reporem o capital e orientará as instituições financeiras a aumentarem os empréstimos de médio e longo prazo para a indústria manufatureira, disse em um comunicado emitido após reunião trimestral de seu comitê de política monetária.

Dados econômicos sobre o período de janeiro a fevereiro e uma pesquisa com proprietários de fábricas em março sugeriram um início de ano melhor para a segunda maior economia do mundo e ofereceram alívio às autoridades chinesas que buscam reacender a economia, depois que ela não conseguiu registrar uma recuperação sustentável após a reabertura dos lockdowns adotados na pandemia.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A atividade econômica da China continua com uma tendência de alta, “mas ainda enfrenta desafios de inadequação da demanda efetiva e expectativas sociais fracas”, disse o comunicado, citando a reunião.

O banco central “intensificará a força de implementação da política monetária adotada” e manterá a liquidez razoavelmente ampla.

O banco central vai manter os preços em um nível razoável, de acordo com o comunicado, já que a economia enfrenta pressão deflacionária.

Continua depois da publicidade

O banco também disse que orientará os principais bancos para que desempenhem o papel de força principal no fornecimento de serviços financeiros para a economia real.