BC da China decide manter as principais taxas de juros inalteradas

Taxa de juros de referência para empréstimos de 1 ano foi mantida em 3,45%, enquanto a de 5 anos permaneceu em 3,95%; nesta semana, a China anunciou bons números de atividade no primeiro bimestre

Estadão Conteúdo

Sede do BC da China em Pequim - 30/09/2022 (Reuters/Tingshu Wang)

Publicidade

O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) manteve suas as principais taxas de juros inalteradas, segundo comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (20). A chamada taxa de juros de referência para empréstimos (LPR, na sigla em inglês) de 1 ano foi mantida em 3,45%, enquanto a de 5 anos permaneceu em 3,95%.

A taxa mais curta é usada como referência para a maioria dos empréstimos residenciais e corporativos, enquanto a mais longa é a referência para grande parte das hipotecas imobiliárias.

Em fevereiro, o PBoC reduziu a taxa de juros de referência de 5 anos de 4,20% para 3,95%, a primeira alteração desde agosto.

Continua depois da publicidade

A decisão de hoje veio logo após a divulgação oficial de dados macroeconômicos no início desta semana, que mostraram uma boa dinâmica da economia chinesa nos dois primeiros meses do ano, com crescimento acelerado nas vendas varejistas, nos investimentos em ativos fixos e no setor industrial.

(Com informações da Dow Jones Newswires)