Recuperação, mas...

Barômetro de bens sobe, mas guerra ainda pesa sobre comércio global, diz OMC

Escalada dos preços de energia e alimentos, na esteira da invasão russa do território ucraniano, conteve a esperada recuperação no indicador

Por  Estadão Conteúdo -

A guerra na Ucrânia e gargalos na cadeia produtiva continuam pesando sobre o fluxo global de bens, informou a Organização Mundial do Comércio (OMC) em pesquisa trimestral divulgada nesta segunda-feira, 23. O chamado Barômetro de Comércio de Bens subiu levemente de 98,7 para 99 na leitura atual, ainda abaixo da marca de 100, o que sugere enfraquecimento.

Segundo a entidade, a escalada dos preços de energia e alimentos, na esteira da invasão russa do território ucraniano, conteve a esperada recuperação no indicador.

A volta de medidas restritivas na China para controlar o coronavírus também complicou o cenário, ainda de acordo com o levantamento.

A maior parte dos componentes do barômetro está ao redor de 100, entre eles encomendas de exportações (101,2), produtos automotivos (101,5), frete aéreo (99,9), componentes eletrônicos (103,8) e matérias-primas (99,5).

Apenas o transporte de contêineres (95) está bem abaixo da tendência.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe