Pandemia

Anvisa monitora voos que chegam do Reino Unido após nova variante do coronavírus surgir no país

Agência disse que o primeiro acompanhamento já foi feito em um voo que chegou no Galeão e que nenhum passageiro relatou sintomas

(Getty Images)

SÃO PAULO (Reuters) – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou nesta terça-feira que está fazendo o acompanhamento das chegadas de voos vindos do Reino Unido nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, após o surgimento de uma nova variante do coronavírus em solo britânico que se mostrou mais transmissível.

Em nota, a Anvisa disse que o primeiro acompanhamento já foi feito em um voo que chegou na noite de segunda no Galeão e que, neste caso, nenhum passageiro relatou sintomas de Covid-19.

Entre as ações adotadas pela agência reguladora estão a leitura de mensagem sonora no voo já em solo brasileiro, fiscalização do interior da aeronave antes do desembarque, orientação de passageiros e tripulantes sobre o monitoramento deles no Brasil e solicitação às companhias aéreas de informações sobre tripulantes e passageiros para o monitoramento de suas condições de saúde pelas autoridades brasileiras.

“Estas ações serão adotadas nos próximos voos provenientes do Reino Unido nos aeroportos de Guarulhos e Galeão”, disse a agência.

A entrada de viajantes por via aérea no Brasil já havia sido condicionada à apresentação de teste de detecção de Covid-19 do tipo RT-PCR com resultado negativo.

O surgimento de uma nova variante mais contagiosa do coronavírus no Reino Unido levou vários países a proibirem a entrada de voos provenientes do país na segunda-feira.

Quer migrar para uma das profissões mais bem remuneradas do país e ter a chance de trabalhar na rede da XP Inc.? Clique aqui e assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro!