Diagnóstico

Anvisa libera por unanimidade venda de autotestes de Covid-19 em farmácias

Autotestes são usados largamente em países da Europa e nos Estados Unidos, mas no Brasil eram proibidos

Por  Equipe InfoMoney -

Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiram, por unanimidade, autorizar a venda de autotestes para detecção da Covid-19 em farmácias do país. A decisão foi dada, após reunião realizada pelo colegiado da agência, no início da tarde desta sexta-feira (28).

A medida é encarada pelas autoridades de saúde como uma forma complementar de monitorar o comportamento da pandemia sob os efeitos da ômicron, variante do coronavírus responsável por provocar recordes sucessivos de casos da doença no país.

Leia também: 

Os quatro diretores da Anvisa que votaram na reunião desta sexta aprovaram a medida com o objetivo de ampliar a política de testagem do país e buscar reduzir o contágio pela Covid.

Foram aprovados apenas os autotestes do tipo antígeno, aquele feito a partir do swab que coleta o material do nariz e da boca e busca sinais de anticorpos gerados após a infecção.

Com a aprovação, o Ministério da Saúde terá de incluir orientações sobre o uso dos autotestes no “Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19”.

Já as fabricantes terão de submeter seus produtos junto à Anvisa, que vai analisar os itens para conceder ou não o registro de uso. A agência também espera que as empresas criem estratégias para que os resultados das testagens possam estar reunidos em um banco de dados.

Os autotestes já são usados largamente em países da Europa e nos Estados Unidos, mas o Brasil proibia o uso desse tipo de exame em doenças virais de notificação compulsória.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já havia adiantado, nesta quinta (27), que os autotestes não serão distribuídos gratuitamente para a população, mas ficarão disponíveis nas farmácias para “a sociedade que tiver interesse em adquirir [os kits].”

Com informações da Reuters.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe