Ana Karina Bortoni, do Banco Bmg, é vencedora na categoria CEO do Ano no Prêmio Consumidor Moderno 2021

Única mulher presidente de um banco de capital aberto no Brasil, executiva lidera a transformação digital do banco

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Ana Karina Bortoni, CEO do Banco Bmg

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O Banco Bmg, com seu posicionamento de ser uma “fintech de 90 anos”, tem se transformado a cada dia unindo uma estratégia digital arrojada com uma presença forte no mercado. A estratégia, batizada de Figital e lançada há aproximadamente 2 anos, tem ganhado mais força no mercado financeiro com a recente adoção do termo por outros bancos. Tanta inovação, que acontece em um mercado tradicional e composto majoritariamente por homens, têm sido liderada por por Ana Karina Bortoni, que abraçou o propósito de “incluir para transformar” na missão de democratizar as soluções financeiras no Brasil.

E todo este esforço passa por um reconhecimento também de mercado com Ana Karina como vencedora na categoria CEO do ano da premiação “Consumidor Moderno” de 2021.

Segundo Ana Karina, essa é uma vitória coletiva: “A nossa indicação não é fruto de uma pessoa só, e sim de todos os colaboradores e parceiros. O Bmg quer atrair o brasileiro mal assistido financeiramente e transformar sua experiência. E estamos prontos para isso. São mais de 4MM de clientes que já atestam e reconhecem o banco como um aliado que inclui, facilita e empodera”.

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Promovido pelo Grupo Padrão, o evento é considerado pelo mercado como o “Oscar” do atendimento brasileiro, pois eleva o reconhecimento de empresas e profissionais que se dedicam à missão de manter a excelência quando o tema é atendimento ao cliente.

Migração para o digital

Apaixonado por inovação, ética com transparência e empreendedorismo, o banco vem expandindo tanto na aquisição de empresas de tecnologia quanto na criação de produtos a serem ofertados no aplicativo.

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“Contamos com o apoio dos nossos parceiros com as Lojas help! e dos Correspondentes Bancários, que são fundamentais para a capilaridade dos negócios do Bmg, em que atendemos os clientes com segurança, modernização e eficiência. Desde o início da pandemia, automatizamos os processos bancários, aceleramos nossa digitalização e conseguimos fazer, em cinco semanas, o que levaríamos um ano”, diz Ana. Hoje, todas as transações, autorizações e formalizações podem ser realizadas de forma 100% remota, o que confere ainda mais agilidade e qualidade aos serviços do banco.

O Bmg segue contemplando atendimento presencial para aqueles que preferem esse suporte, ou ainda não estão incluídos no mundo digital. “Buscamos garantir a melhor experiência do cliente na forma de lidar com suas finanças. da forma mais adequada ao perfil do cliente”, afirma Ana Karina.

Diversidade

Os benefícios de uma gestão que incentiva a diversidade são inúmeros. Pesquisas apontam que as empresas com essa cultura são mais propensas a terem uma performance acima da média. Portanto, além de essencial para uma sociedade mais justa e igualitária, é boa para os negócios.

“Minha intenção pessoal, não só como CEO, mas como cidadã consciente, é conseguir servir de espelho e inspiração para as mulheres que sonham em crescer na profissão, seja qual ela for. As empresas e seus tomadores de decisão devem mitigar vieses inconscientes sobre diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, pessoas com deficiência, identidades étnico-raciais ou sistemas e crenças religiosas, reduzindo, inclusive, o preconceito na sociedade como um todo.”, afirma Ana.

Com um modelo de liderança inclusivo por meio de fóruns e troca de experiências nas tomadas de decisões o Banco Bmg contempla ações que reafirmam a equidade de gênero, como por exemplo, a licença paternidade estendida para dois meses. Uma forma de mostrar que os pais podem estar presentes nos primeiros meses de vida dos filhos, dividindo os cuidados e deveres com as mães.

O Conselho Administrativo é formado por quatro  mulheres e quatro homens refletindo o compromisso de igualdade. Além disso, a instituição não aceita nenhum tipo de discriminação ao promover uma política de “tolerância zero”, com canais de denúncias criados com o objetivo de criar um ambiente justo.

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