Alckmin: 26 Estados aderiram à subvenção de R$ 1,20 por litro de diesel importado

Governos estaduais têm até a próxima quarta-feira (22) para formalizar a adesão

Estadão Conteúdo

Vice-Presidente da República e Ministro, Geraldo Alckmin durante a Coletiva da Balança Comercial, no MDIC, em Brasília. Foto: Júlio César Silva/MDIC
Vice-Presidente da República e Ministro, Geraldo Alckmin durante a Coletiva da Balança Comercial, no MDIC, em Brasília. Foto: Júlio César Silva/MDIC

Publicidade

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse, neste sábado (18) que 26 Estados informaram que vão aderir à subvenção de R$ 1,20 por litro de diesel importado, em parceira com o governo federal. Os governos estaduais têm até a próxima quarta-feira (22) para formalizar a adesão.

“Vamos torcer para ter unanimidade, todos os Estados”, disse Alckmin a jornalistas, após uma visita a concessionárias em Valparaíso (GO). “Não vai ter nenhuma conta para o futuro, é um entendimento: se o Estado reduzir R$ 0,32 do ICMS, o governo reduz mais R$ 0,32 da conta dele para garantir abastecimento.”

A subvenção foi desenhada como uma parceria entre União e Estados. A ideia é que o governo federal arque com R$ 0,60 por litro do combustível, e os governos estaduais, com outros R$ 0,60. A contribuição pode ser feita via pagamento direto ou retenção do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Ferramenta do InfoMoney

Baixe agora (e de graça)!

Alckmin não informou qual Estado ainda não aderiu à parceria para a subvenção.