Do Zero ao Topo

Randon: como a empresa bilionária e setentona faz para inovar

CEO da Randon conta a história da empresa — que começou em 1949 com uma oficina de motores — em podcast

Por  Letícia Toledo

SÃO PAULO – Da nanotecnologia para nióbio ao eixo elétrico regenerativo. Nos últimos anos, o grupo Randon vem produzindo inovações em série nas dezenas de empresas que possui. Parte dessas inovações já impactam diretamente o faturamento da holding, que só em 2020 totalizou R$ 5,4 bilhões.

“Com a transformação digital há muitas oportunidades na nossa cadeia. Se não preenchermos, alguém vai preencher”, explica Daniel Randon, CEO da companhia, em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo. O grupo possui entre seus principais negócios a Randon Implementos, que produz reboques e semireboques, e a fabricante de autopeças Fras-le (FRAS3).

A história da Randon — que começou em 1949 com uma oficina de motores — é tema do episódio 105 do podcast Do Zero ao Topo.  É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa via ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

Durante o programa, Daniel explicou que, para inovar e suprir as necessidades do mercado, a companhia não apenas desenvolve soluções internamente como também se conecta com startups. Seu processo de transformação digital, iniciado há quatro anos, inclui colocar algumas áreas da companhia para passar um tempo em coworkings trabalhando e pensando em soluções juntamente com startups.

Com diversos projetos, entre eles o fundo Randon Ventures, a companhia já se conectou a mais de 50 startups. “Nós também começamos a levar as lideranças para ouvir startups e aceleradoras, para mudar o mindset, e adotamos uma estrutura mais lean sem burocracia e hierarquia”, explicou.

Daniel assumiu a empresa em 2019, sucedendo seu irmão David Randon. Ambos são filhos de Raul Randon, um dos fundadores do conglomerado. Confira a história completa da companhia no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Do Zero Ao Topo: os segredos de dez startups brasileiras bilionárias, em um ebook para te inspirar a criar seu próprio unicórnio

Compartilhe