Do Zero ao Topo

Ebanx: os bastidores da criação do primeiro unicórnio da região Sul do Brasil

A trajetória de Wagner Ruiz e a criação da processadora de pagamentos online Ebanx são temas do podcast Do Zero ao Topo

SÃO PAULO – Quando o advogado Alphonse Voigt propôs a Wagner Ruiz a criação de uma empresa de pagamentos online, ele logo topou. Mas decidiu não investir todo o seu tempo nesse negócio. Naquela época, Ruiz já colecionava em seu currículo companhias que não decolaram: havia criado oito negócios e em dois deles, quebrou. Com a experiêcia, não desistiu de empreender, mas decidiu que não iria colocar todos os ovos na mesma cesta.

Ruiz tinha afinidade com Voigt, que conheceu em um curso de filosofia, mas havia poucos indicativos de que, juntos, os empreendedores criariam uma startup avaliada em mais de US$ 1 bilhão e que se tornaria o primeiro unicórnio do Sul do Brasil: o Ebanx.

A trajetória de Ruiz e a criação da processadora de pagamentos online Ebanx são temas do episódio 85 do podcast Do Zero ao Topo.  É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa via Youtube (vídeo acima),  ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

“Eu tinha um sonho de que aquilo virasse um negócio grande, mas, depois de ter quebrado, tinha aprendido a ir com calma”, contou Ruiz sobre o início do projeto do Ebanx em entrevista ao podcast.

Mas não demorou muito tempo para que ele tivesse que tomar a decisão de se dedicar 100% ao negócio. O mercado parecia grande demais para ser ignorado. Na época, em 2011, somente 30% dos brasileiros conseguiam fazer compras em sites estrangeiros. Os outros 70%, por não possuírem cartão de crédito internacional, não acessavam esse tipo de serviço.

“A gente viu que tinha uma demanda sufocada e a ideia era construir uma empresa de pagamentos global focada em grandes empresas”, disse Ruiz.

Com um ano de operação, a startup de doze pessoas conquistou como cliente um conglomerado de mais de 100 mil funcionários: o Alibaba. Com o AliExpress — um dos sites do grupo chinês Alibaba — na lista de clientes, trazer outras gigantes ficou mais fácil.

Em 2019 a empresa foi avaliada em mais de US$ 1 bilhão em sua segunda rodada de investimentos — do fundo americano FTV Capital. Com isso, a startup se tornou o primeiro unicórnio da região Sul do país.

PUBLICIDADE

Hoje, o Ebanx atende empresas como Spotify, Uber e Airbnb. Além do Brasil, tem operações em outros dez países da América Latina e possui mais de 70 milhões de usuários. Conheça a história completa e os planos desse unicórnio no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.