Do Zero Ao Topo

Dr. Consulta: de uma clínica em Heliópolis para uma grande startup de saúde

Healthtech atendeu 2,5 milhões de pacientes e tem Jorge Paulo Lemann e José Galló entre investidores. Conheça sua história neste episódio de Do Zero Ao Topo

SÃO PAULO – Thomaz Srougi fundou a Dr. Consulta unindo uma infância de convivência com o trabalho do pai, que era médico, a uma juventude de estudo em políticas públicas e de trabalho no mercado financeiro. A startup de saúde, ou healthtech, nasceu da forma mais tradicional possível: uma clínica na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Com o tempo, o Dr. Consulta usou tecnologias como a inteligência artificial para coletar dados, tornar as consultas mais eficientes e, assim, dar mais acesso aos serviços de saúde no Brasil.

Criada em 2011, a startup de saúde já atendeu 2 milhões e meio de pacientes por meio de suas mais de 30 clínicas médicas populares ou de suas consultas por telemedicina e atendimento em casa. A história do Dr. Consulta é tema do episódio 106 do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa via ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

Thomaz Srougi, fundador e presidente do conselho de administração do Dr. Consulta, fala sobre o começo da healthtech; sobre a comparação entre seu modelo de negócio com o de outras empresas de saúde; e sobre as lições aprendidas durante a jornada, desde como lidar com um crescimento rápido até como definir qual o momento certo de dar lucro.

“Na saúde, quanto mais eficiente você é, mais as pessoas ganham”, diz Srougi no episódio. “Mais eficiência significa menor custo com qualidade igual ou superior. E quanto menor o custo, maior o lucro. Esses ganhos podem ser reinvestidos ou podem ser usados para reduzir ainda mais o preço e ampliar o acesso.”

Investidores de peso entraram no negócio. Alguns exemplos são os empresários Beto Sicupira, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles (3G Capital), José Galló (Renner) e Marc Benioff (Salesforce). Fundos de investimento como Kaszek e Omidyar (do fundador do eBay) também aportaram no Dr. Consulta.

Todos estavam de olho no mercado brasileiro de startups de saúde, que depois seria impulsionado pela pandemia do novo coronavírus. O país tem mais de 500 startups atuando na área da saúde, segundo o estudo Distrito Healthtech Report 2020. Desde 2014, esses empreendimentos receberam US$ 430 milhões de investidores.

“O plano agora é ir para o país inteiro, replicando nosso modelo”, afirma Srougi. “Onde tiver déficit de saúde, a gente quer estar.”

Sobre o Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

CDB com 300% do CDI? XP antecipa Black Friday com rentabilidade diferenciada para novos clientes. Clique aqui para investir agora!