Conta Black: a fintech que quer acabar com os desbancarizados do Brasil

A história de Sérgio All e Fernanda Ribeiro, os fundadores da Conta Black, é tema do episódio 87 do podcast Do Zero ao Topo

Letícia Toledo

Publicidade

SÃO PAULO – O empresário Sérgio All sentiu na pele um problema que muitos empreendedores brasileiros enfrentam: teve o crédito negado por ser negro.

Segundo uma pesquisa do Small Business Administration, empresários negros tem seus pedidos de crédito negados três vezes mais do que empreendedores brancos com as mesmas condições financeiras no Brasil.

“Eu sai de lá muito frustrado. Ao passar pela porta giratória na saída, disse: ‘eu vou abrir um banco’. Meu sócio, que na época era meu diretor de criação, apenas riu de mim. Era anos 2000, não existia fintech, nem democratização financeira. Mas eu comecei a mergulhar nesse universo”, contou Sérgio, que na época era dono de uma agência de publicidade, ao relembrar o episódio em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

Continua depois da publicidade

A história de Sérgio e Fernanda Ribeiro, os fundadores da Conta Black, é tema do episódio 87 do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa via Youtube (vídeo acima),  ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

O processo até a realização do sonho de Sérgio foi demorado: entre a frustração inicial e a fundação da Conta Black se passaram quase 20 anos. Nesse período, o mercado digital e de startups brasileiro amadureceu. A Conta Black foi fundada em 2017 com a proposta de ser uma conta digital para pessoa física e jurídica focada nas classes C, D, E.

A startup foi a primeira conta digital fundada por empreendedores negros a ganhar escala entre as mais de 800 fintechs brasileiras. Atualmente, a Conta Black possui mais de 12 mil clientes e outros 9 mil pré-aprovados.

O desafio que tem pela frente ainda é grande. “A nossa pretenssão é ter um portfolio grande de produtos e serviços que atenda a necessidade específica desse nosso público, que não tem acesso a muitos serviços financeiros”, explica Fernanda Ribeiro.

Mesmo com toda a digitalização vista durante a pandemia, 34 milhões de brasileiros — cerca de 21% da população que teoricamente poderia estar bancarizada — permanecem sem conta bancária ou a utilizam com pouca frequência. O dado é de um estudo do Instituto Locomotiva de janeiro deste ano.

Para chegar até esse público, a Conta Black, que captou recursos com um investidor anjo em seu início, está negociando uma nova rodada de investimentos. Confira a história completa e a visão de negócios dos fundadores no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.