Do Zero Ao Topo

Alcione Albanesi: ela foi da milionária empresa de lâmpadas ao empreendedorismo social no Amigos do Bem — e está ajudando atingidos pela chuva em Recife

Alcione Albanesi criou a maior empresa de lâmpadas do país. Em 2014, deixou os negócios para focar no Amigos do Bem. Confira sua história no podcast

Por  Letícia Toledo -

 

A paulistana Alcione Albanesi não é de criar negócios pequenos. Aos 17 anos, ela já era dona de uma confecção com 80 funcionários. Mais tarde, foi parar em ramo bem diferente, o de lâmpadas. Nele, desbancou multinacionais e transformou a FLC na maior empresa de lâmpadas do país. Mas números ainda mais importantes — e impressionantes — são os da sua atual empreitada: o Amigos do Bem.

Uma maiores organizações sociais do país, o Amigos do Bem atende hoje mais de 150 mil pessoas por mês e mobiliza mais de 11 mil voluntários com a missão de acabar com a extrema pobreza no sertão nordestino. Uma de suas campanhas atualmente é levar alimentos, roupas, colchões e recursos financeiros aos atingidos e desabrigados pelas fortes chuvas no Recife (Pernambuco).

A história de Alcione Albanesi e sua veia empreendedora são tema do episódio 131 do podcast Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no Youtube ou em áudio em plataformas como ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

O crescimento do Amigos do Bem, projeto que Alcione iniciou na década de 1990, fez com que ela tivesse que tomar o que considera até hoje a decisão mais difícil de sua vida: vender a FLC quando ela estava no auge. Em 2014, com 12 anos de mercado, a empresa faturava R$ 300 milhões e tinha acabado de inaugurar a primeira fábrica de lâmpadas LED do país quando Alcione vendeu sua participação.

“Foi duro deixar os negócios. Mas me dedicar 100% ao Amigos do Bem nos ajudou a criar toda uma estrutura que atende quatro pilares: educação, trabalho, saúde e infraestrutura”, conta. Conheça mais sobre a organização e a história de Alcione no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como Patrícia Pomerantzeff, fundadora da DOMA ArquiteturaCamila Farani, investidora de startups; André Penha, cofundador do QuintoAndar; David Neeleman, fundador da Azul; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; Sebastião Bonfim, criador da Centauro; e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Do Zero Ao Topo: os segredos de dez startups brasileiras bilionárias, em um ebook para te inspirar a criar seu próprio unicórnio

Compartilhe