“A pandemia foi o maior desafio da minha carreira, mas estávamos preparados”, diz CEO da Aliansce Sonae

O futuro dos shopping centers foi um dos temas da entrevista exclusiva com Rafael Sales, CEO da maior administradora do setor

Mariana Amaro

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O dia 1º de janeiro é considerado um feriado internacional. Em uma data como essa, aqueles que querem consumir ou estão em busca de entretenimento muitas vezes acabam em um shopping center. “Os shoppings foram projetados para não fechar nunca”, diz Rafael Sales, CEO da Aliansce Sonae, administradora de shopping centers como Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

Para esses centros de compras, portanto, foi particularmente difícil passar pelos decretos de fechamento de comércio durante a pandemia, que começaram em março de 2020.

Em entrevista ao Do Zero ao Topo, Sales falou sobre como foi passar pela pandemia mantendo a equipe engajada e apoiando os comerciantes. “A Pandemia foi o maior desafio da minha carreira, e o maior desafio enfrentado pelos shoppings. Mas nós estávamos preparados”, afirmou.

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No fim de 2019, a empresa vivia um excelente momento: estava capitalizada, tinha acabado de concluir uma fusão bem-sucedida e recebia 35 milhões de visitantes em seus 39 shoppings. “Com a chegada da pandemia, fizemos um esforço gigante de gestão e redução de custo operacional. Com isso, conseguimos reduzir o custo de condomínio que até hoje, em 2022, está 13% menor do que era em 2019, apesar da inflação acumulada estar em 30%”, afirmou. A estratégia garantiu que a ocupação dos shoppings continuasse em níveis altos e alcançasse 97% em agosto de 2022.

Com foco em ajudar os lojistas a empresa investiu no processo de phygital, uma junção entre as versões em inglês das palavras físico e digital. “Não estava preocupado apenas com a renda, estava preocupado em manter a relevância para o nosso cliente. Por isso, criamos mecanismos de conexão digital”, afirma. A solução foram os shoppings digitais, que não visam competir com marketplaces grandes ou mesmo com a versão online das varejistas. “Queremos ajudar o lojista a usar seu estoque da loja física para entregar para o cliente que está ali perto, reduzindo a fricção e seguindo na nossa missão de servir’, diz.

Para Sales, os clientes não são mais online ou offline. “Todos os clientes são ‘all lines’. A pessoa está no shopping usando o celular para pesquisar o preço, por exemplo”, afirma. Conclui, portanto, que se o cliente está em todos os ambientes, o shopping e a experiência que ele entrega também precisa estar.

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Sobre o futuro dos shoppings, sua trajetória pessoal e profissional, a história de Rafael Sales é o tema do episódio 139 do podcast Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio em ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

Sobre o Do Zero ao Topo

A cada episódio, o podcast Do Zero ao Topo conta a história de uma personalidade de destaque no mercado brasileiro. O programa já recebeu nomes como José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rony Meisler, da Reserva; o empresário Abílio Diniz; Alcione Albanesi, do Amigos do Bem, Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre, e Sérgio Zimerman, da Petz.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.