Em cosan

Como comprar ações da Cosan (CSAN3); passo a passo para investir

Com 80 anos de história, a empresa diversificou seus negócios no setor de energia. Da produção de açúcar à distribuição de gás, saiba o que avaliar ao comprar ações da Cosan

Cosan
(Shutterstock)

A Cosan é uma holding de empresas do setor de energia com lucros bilionários. Atuando com distribuição de combustíveis, produção de açúcar e etanol e até no segmento de gás, a companhia tem participação relevante nos mercados em que está inserida.

Para quem quer investir no segmento de energia, comprar ações da Cosan (CSAN3) é uma alternativa importante.

O que você deve conhecer antes de comprar 

Com mais de 80 anos de história, a Cosan foi adicionando empresas diferentes ao seu portfólio. Com isso, os riscos do negócio foram diluídos - e mais fatores passaram a ter impacto sobre os seus resultados. Conheça três deles aqui:

Mercado global de açúcar

A Raízen Energia é a divisão sucroenergética da Cosan, controlada em parceria com a Shell. As usinas da empresa fabricam etanol e açúcar - na safra 2018/2019, ela processou 59,6 milhões de toneladas de cana. É a maior produtora e exportadora de açúcar do mundo.

Por conta dessa atuação, a demanda e os preços no mercado global de açúcar podem ter um impacto elevado no desempenho da empresa. Em geral, quando há um excesso de oferta do produto, seu valor é pressionado para baixo. O contrário também é verdadeiro: se, por fatores como quebra de safra, a produção diminui, os preços sobem.

Essa informação é determinante para o tipo de produção a que a empresa se dedicará mais a cada ano. Quando os preços do açúcar estão ruins, ela pode direcionar maiores esforços ao segmento de etanol - e vice-versa.

Atividade econômica

A atividade econômica tem impacto sobre o desempenho da Cosan por diversas vias, mas especialmente em função de uma: a Raízen Combustíveis, segunda maior distribuidora de combustíveis do país, controlada pela empresa também em conjunto com a Shell.

A economia importa, nesse caso, porque quanto mais dinâmica está a atividade, mais veículos trafegam pelas estradas, aumentando o consumo de combustível. Para a Raízen, que possui uma forte estratégia de marketing e uma estreita parceria com donos de postos, essa é sempre uma boa notícia.

Consumo de gás

A Cosan é dona de quase 80% do capital social da Comgás, maior distribuidora de gás natural do Brasil. A empresa atua no estado de São Paulo, com quase 17 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios. Isso inclui a região metropolitana de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba.

A empresa tem mais de 1,9 milhão de clientes. Sua história, no entanto, já tem desfecho traçado: a Comgás responde à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP). A exploração dos serviços depende de concessão, obtida em 1999 para um prazo de 30 anos, renovável uma única vez por mais 20.

Passo a passo para comprar

 

1. Entenda os negócios da Cosan

Com uma atuação variada no segmento de energia, a Cosan tem muitos negócios com desempenhos nem sempre coincidentes. Por isso, é importante entender bem o que a empresa faz para evitar surpresas na hora de investir.

Corretoras e casas de análise costumam elaborar relatórios de análise sobre empresas como a Cosan. São materiais que permitem estudar seus negócios e suas perspectivas de performance. 

Em geral, os relatórios começam traçando um perfil das empresas. Os analistas também verificam os resultados financeiros delas e emitem uma opinião: se acham que é hora de comprar, de vender ou de manter as ações.

No site de relações com investidores da Cosan é possível encontrar os nomes dos analistas que acompanham a empresa. Entre em contato com as corretoras em que eles trabalham para entender como você pode ter acesso aos relatórios.

2. Estude as perspectivas da empresa

As ações da Cosan são listadas no Novo Mercado, segmento que exige das empresas a adoção de melhores práticas de governança corporativa. Nos últimos anos, o valor da empresa variou de acordo com o gráfico abaixo:

Com lucros bilionários, a Cosan distribuiu dividendos aos acionistas seguindo o seguinte padrão:

Ano Mês  Valor por ação (R$) Tipo
2019 Maio 1 Dividendos
2018 Maio 1,11 Dividendos
2017 Maio 0,93 Dividendos
2016 Dezembro 0,74 Dividendos
2015 Maio 0,71 Dividendos
Fevereiro 0,7 Dividendos
Setembro 0,37 Dividendos
Maio 0,31 Dividendos

Fonte: Cosan RI

3. Abra conta em uma corretora

Para comprar ações, é necessário estar cadastrado em uma corretora. São as corretoras que realizam as ordens de compra e de venda dos investidores no pregão.

Para fazer escolher uma delas, um dos fatores importantes é verificar o valor das  taxas de corretagem. Trata-se de uma espécie de comissão que você paga cada vez que compra ou vende uma ação. Pode ser fixo, em reais, ou um percentual sobre a operação. Corretoras como a Clear não fazem essa cobrança.

Para que a corretora execute a sua ordem de compra de ações da Cosan, é necessário depositar dinheiro na conta. Você pode fazer uma transferência (TED ou DOC) a partir do seu banco. Depois, basta acessar o home broker - sistema de negociação online - ou contatar a mesa de operações pelo telefone para passar seu pedido. Será preciso informar a quantidade de ações que pretende adquirir e a que preço. 

 Invista em ações com taxa ZERO de corretagem: abra uma conta gratuita na Clear

 

Contato